A expressão do belo se
faz sentir
profundamente
em nuances dos vários traços aplicados através de uma técnica mista em que a
pintora retrata com muita propriedade e talento curiosas estilizações revelando
abstrações que desvendam aspectos de sensualidade, meiguice, ternura, desilusão e dor em seus diversos títulos.
‘Grito Silenciado’,
‘Procura-se’, ‘Amaro Mar’, ‘Canção pelo Avesso’, dentre
tantas outras, são algumas das obras de Deni Vilela que homenageiam a poetisa
goiana Darcy França Denófrio. A artista, após percorrer sinuosos caminhos transcendendo
tempo, espaço, o horizonte de formas e cores em suas telas, acaba logrando
extraordinário êxito no transcurso de sua viagem e consegue finalizá-la promovendo
uma intensa fusão de emoções que reproduz uma mensagem única e fala à alma humana.
Hernani França
Procura-se - 50x60
Procura-se
Quero um amigo verdadeiro
a quem possa vomitar
a alma e o coração inteiro.
Que me ouça sem interromper
sem condenar nem defender,
que apenas me ouça o mais profundo.
E depois, sem nada cobrar,
seja terno, seja puro, só amigo
bebendo comigo, sem dividir nem multiplicar,
a grande solidão de meus segredos.
( Darcy França Denófrio )
Face Perdida -70x90
Olhar que se encontra - 140x140
Essência da vida - 50x60
DENIVILELA
Arte de saber ignorar. -50x60
Procura-se
Quero um amigo verdadeiro
a quem possa vomitar
a alma e o coração inteiro.
Que me ouça sem interromper
sem condenar nem defender,
que apenas me ouça o mais profundo.
E depois, sem nada cobrar,
seja terno, seja puro, só amigo
bebendo comigo, sem dividir nem multiplicar,
a grande solidão de meus segredos.
( Darcy França Denófrio )
Grito Silenciado - 50x50
Meu Poço - 50x60
Beauty can be deeply sensed within the fine shades of a mixed technique
from which the talented painter accurately portrays curious stylings unveiling
abstractions into unusual aspects of sensuality, gentleness, tenderness,
disenchantment, and pain in her various titles.
"Grito Silenciado", "Procura-se", "Amaro Mar", and "Canção pelo Avesso", among others, are some of Deni Vilela's tributes to Goiás' poet, essayist, and critic Darcy França Denófrio.
The artist keeps an ongoing track through crooked pathways that lead to dimensions which transcend time, space, the edge of shapes and colors and finally ends up her fascinating journey by promoting an intense fusion of emotions - an awesome outcome which reproduces a unique message that truly touches the human soul.
Hernani França
Writer
"Grito Silenciado", "Procura-se", "Amaro Mar", and "Canção pelo Avesso", among others, are some of Deni Vilela's tributes to Goiás' poet, essayist, and critic Darcy França Denófrio.
The artist keeps an ongoing track through crooked pathways that lead to dimensions which transcend time, space, the edge of shapes and colors and finally ends up her fascinating journey by promoting an intense fusion of emotions - an awesome outcome which reproduces a unique message that truly touches the human soul.
Hernani França
Writer
Face Perdida -70x90
O dom de ser capaz de ver o
inefável
Brasigóis Felício *
É com o olhar profundo, e o sol
da sensibilidade do feminino, com ânima a caminhar rumo à integração com a
polaridade oposta, para integrar-se em individuação e totalidade, que a artista
plástica Deni Vilela realiza o seu dom de ser artista. E deixa-se guiar pelos
sussurros de sua alma, em vôo para a transcendência, movida pela “atração
inconsciente para o luminoso”, como sobre a simbologia da borboleta em trabalho
escreveu a poetisa Darcy França Denófrio. Em cada das telas desta exposição de
Deni Vilela, bem como em seu conjunto, ressalta, para além do domínio dos
fundamentos de seu ofício, a força harmoniosa de uma arte que, em sua
expressividade impactante mas não agressiva, passa-nos a lembrança da inefável
verdade dita pelo poeta Fernando Pessoa: “O essencial é invisível aos
olhos”.
A arte de Deni Vilela é expressão
do mistério e do esplendor da Vida. E esta (como toda vida) tem uma alma. De
fato, se na mostra anterior de seus trabalhos a artista revelava seu empenho de
crescimento espiritual, nesta coleção de telas que agora apresenta este chamado
se faz presente, ainda que de forma mais velada, oculta ao olhar mais
desatento. Voltada agora para a expressão do humano e do que há nele de sublime
e hediondo, como representação de sua luta entre as trevas e a luz, a queda e a
ascensão, ressalta-se a presença expressiva de olhos ressaltados, que no dentro
de figuras humanas, parecem buscar um interior mais profundo – o dentro do dentro,
de onde talvez possam luzir e resplandecer respostas para os enigmas do viver.
Até mesmo porque o olho é o sol da atenção.
Procura-se II - 50x60
Olhares que espreitam, atentos, são
recorrentes nas telas desta artista. Em mostra anterior a esta, na série
Visionários, que tem como temática a simbologia da borboleta como representação
da alquimia e da eterna transformação de tudo o que vive. Visionário é o que vê
paisagens do futuro, assim como também pode ser o olho onipresente do Big
Brother da modernidade líquida, o Grande Irmão que a tudo e a todos vigia, como
profeticamente denunciou o escritor George Orwel, prenunciando os horrores do
totalitarismo, para quem o indivíduo é propriedade do Estado, e tem de ser
vigiado e controlado até em seus pensamentos. Muitas são as faces, evocações e
lembranças, em que o tema implica. E não cabe ao crítico de arte, e menos ainda
ao artista, explicar a obra de arte, que deve falar por si mesma ao olhar
atento e sensível.
Uma observação mais atenta dos
conflitos e turbulências do mundo contemporâneo levará à conclusão: se vivemos
em meio ao absurdo e horror de sermos violentados por guerras santas, bombas
inteligentes e ódios religiosos, é porque o Homo
Sapiens, transformado em Homo
Demens, não tem mais olhos de ver o que é essencial. Como
prisioneiros das ilusões, trocamos o princípio da realidade pelo brilho de
purpurina das ilusões. Daí porque, com nosso olhar distraído, desatento ao que
de verdade importa, não percebemos que uma das piores formas de rotina é a
incessante busca de novidades.
O silência da alma.-45x65
Silêncio Inquieto. -50x60
O olhar profundo é o sol da
atenção. Mas para isto é preciso ter olhos de ver o inefável, e de desvelar o
inefável. As coisas, dizem os filósofos, não têm existência própria: só existem
quando são percebidas. A beleza da rosa está no olhar que assim a vê. E dizem
que a natureza criou o ser humano para ser admirada, embora esta sua criatura
tenha se transformado no satã que a destrói. O olho que volta-se para o
interior (Self, centro do Ser) não é
o olhar dis-traído e espandongado dos que transitam, como lunáticos, pelo
jardim dos desavisados. Distraídos do que É essencial, não percebemos o milagre
que é respirar, e estar vivos. Milagre que recebemos da Graça – totalmente de
graça. O que mais importa, a nós, humanos, é ser a cada dia mais humano.
Uma gota muda a cor -90x100
Dando os trâmites por findos, com
alvíssaras saúdo Deni Vilela, mulher, mãe, artista e participante ativa e
atenta dos caminhos de seu tempo, e dos mistérios do viver. Pelo que já fez e
vem fazendo como artista, sinto que tem como lucidez de compromisso realizar a
missão sugerida pelo poeta Carlos Drummond de Andrade, o gauche itabirano:
fazer acordar os homens, e adormecer as crianças. Até porque, segundo o poeta
Ferreira Gullar, “Nesta vida morrer não é difícil, difícil é a vida e o seu
ofício”.
Autorretrato -97x107
*
Brasigóis Felício, escritor e crítico de arte,
é membro da Academia Goiana de Letras
The
gift of discerning the ineffable
It is with a deep look and the vertex of
the feminine sensibility, with a desire to walk towards a meshing of the
opposite polarity, to integrate oneself in totality, that the artist Deni
Vilela culminates her gift of being an artist. And so, she allows herself to be
led by the billows of her soul, in flight transcending, moved by “the inconsistent attraction towards the
scintillating”, like the symbology of a butterfly at work, wrote the poetess
Darcy Franca Denofrio. In each one of the canvasses, as well as, in all of
their totality of this exposition of Deni Vilela, stands out the harmonious
strength of an art that in its non-aggressive but yet impacting expressivity,
takes us far beyond the realms of the foundations of the profession. This
expression of her work takes the mind back to the profound words of the famous
poet Fernando Pessoa who said “the essential is invisible to the eye”.
Deni Vilela’s art is the expression of the
mystery of the splendor of life. And it, like all of life itself, has a soul.
In fact, if in her previous works the artist revealed her endeavors to reach a
spiritual growth. In this collective group of works that she is now exhibiting,
her spiritual calling is present; although more veiled, more hidden from the
occasional onlooker. More inclined now to express the humanism with all of its
hideousness and sublime fight between darkness and light, fall and ascension,
she brings to the surface of the canvas the expression of eyes that in their
prominent presence among human figures, seem to search into a deeper interior –
the internal of the inside. That occult interior where perhaps the answers to
life’s enigmas are scintillating floating lights and where the eye is the sun of
our attention.
Looks that peek, attentive looks, are
recurrent on the canvasses of this artist. In her previous exhibition series
entitled “Visionaries”, the main theme was expressed by the butterfly as a
symbolism of the alchemy and the eternal transformation of all that lives. A
visionary is one who sees landscapes of the future. So can it also be the
omnipresent eye of the Proverbial “Big Brother” of the liquid modernity. That
“Big Brother” who oversees all and everyone, as declared by the writer George
Orwell in exposing the horrors of totalitarianism, for whom the individual is property of the
State and must be watched and controlled, even in his own thoughts. Many are
the faces, evocations and remembrances that the theme implies. It is not for
the art critic, and even less for the artist himself to explain the work of art
which must speak for itself to the attentive and sensitive eye.
A more attentive observation of the
conflicts and turbulences of the contemporary world will lead to the conclusion
that if we live in the middle of the absurd, and with the fear of being
violated by holy wars, intelligent bombs and religious hates, is because the
‘Homo Sapiens’ now transformed into ‘Homo Demens’, no longer has eyes to see
what is essential. As prisoners of illusions, we exchange the principle of
reality for the brilliance of the purpureal of illusions. And that being,
because of our distracted glance, inattentive to what really matters; we do not
realize that one of the worst forms of routine is the incessant search for
novelty.
The
profound look is the sun of attention. However, for that, it is necessary to
have eyes to see the ineffable and to unveil it. Philosophers say that things
do not have self–existence: they only exist when they are perceived. The beauty of the rose is in the eyes of the
beholder. They also say that nature created the human being to be admired,
albeit it is this creature of nature that has transformed itself in the very
Satan that destroys it. The eye that turns inwards, (self- centre of being)
does not have the distracted and shattered look of those who walk aimlessly
like lunatics in the garden of the frivolous. Unaware of what is essential; we
do not perceive the miracle of breathing, of being alive, the miracle of Grace
that we receive by grace – totally gratuitous. What is most important to us
humans is to be more human with each passing day.
Coming to a final closing, with
thankfulness I greet Deni Vilela, woman, mother, artist and active participant
always aware of the ways of her time and of the mysteries of living. For what
she has done and for what she is still doing as an artist, I feel that she has
a lucidity in her commitment to accomplish the mission suggested by the poet
Carlos Drummond de Andrade, the ‘itabirano gaucho’: “to wake up men and to put
babes to sleep”, and also according to poet Ferreira Gullar who said, “In this
life dying is not difficult, what is difficult in life, is living”.
* Brasigois
Felicio, writer and art critic,
is a member of the Academy
of Letters of Goiania.
Fonte que rola -120x140
DENIVILELA
A
arte é hoje, como sempre foi, segundo Robert Storr, uma das formas pelas quais
nos fazemos conscientes da totalidade do ser. Precisamos olhar para a arte com
todos os sentidos, sem privilegiar um ou outro, e, para tanto, a experiência é
fundamental.
A
arte goiana é um espelho interessante da realidade brasileira, privilegiados
que somos pela localização geográfica que nos permite enxergar melhor o todo.
Ao
percorrer os olhos por este espelho, buscando descobrir os mistérios por trás
da moldura, percebemos linhas que pouco a pouco nos revelam DeniVilela, uma
artista de Jataí, no Sudoeste do Estado, que ocupa espaço na nova geração.
Sua
arte abraça temas figurativos numa pintura que nos toca a alma e nos faz dançar
ao som de seus tocadores de instrumentos, com suas formas sensuais cheias de
meiguice e ternura.Mãe Trindade, Canção pelo avesso, Grito
silenciado, Procura-se e tantas outras inspirações são títulos que
homenageiam a poetisa, ensaísta e crítica, Darcy
França, harmonizando assim, mensagens retratadas nas telas da pintora, às
contidas em várias obras da renomada poetisa goiana.
Mãe Trindade. -50x50
...tua presença discreta
e de um enorme fa(r)do
em teus fráges ombros. ( D.F.D.)
Mãe Trindade. 70x90
Estranha voz, tão muda e calada. -110x130
O som do silêncio. -70x90
A
princípio ela escolheu a borboleta como tema para onde direcionou a linguagem
pictórica, exercitando traços leves nas transparências e vôos mirabolantes de suas
composições. A necessidade de renovar suas utopias nas medidas destinadas ao
aprimoramento artístico foi o mote para que fizesse a passagem para pinturas
figurativas mais elaboradas que nos mostram passo a passo uma realidade contada
em lugar de recriá-la ou transfigurá-la. Nesta busca alcançou resultados
bastante depurados.
Realização de Mudanças. 100x100
Assim
como nos vôos de borboletas, a artista está cada vez mais livre e solta em sua
nova série. Inquieta, pesquisadora, adota para seus trabalhos materiais
curiosamente alternativos como a tinta feita do pó de café, colagens dos
respectivos coadores sugerindo texturas orgânicas, além do carvão e acrílico
que se dão as mãos. Desta forma sua arte percorre
o caminho do amadurecimento estético primado pela sensibilidade.
Matéria da Alma. - 45x65
O Som da Alma. - 45x65
Sentimentação. -50x60
Poder do pensamento sobre a matéria. -50x60
Processo. - 50x60
Som nosso de cada dia-Paranóia. -50x60
Quando
se ama um ofício que pulsa latente no sangue, fruto da inspiração Divina,
colocado no âmago e lá “as gentilezas doces que só o violino faz”, brincam
com os tons fortes, alegres é como se ouvíssemos os sons da brasilidade nas
figuras humanas e nessas, o toque da raça negra que, às vezes, bebe na rica
fonte do folclore regional.
Vaniaferro
Artista Plástica
Presidente da
AGAV
Associação
Goiana de Artes Visuais
Silêncio da Mente. - 70x90
Renovação. - 50x60
A poesia tem poros e transpira seu sangue(D.F.D.)
É sempre espada no meu peito,
Solda-de-ferro nas minhas mãos... ( D.F.D )
Teu olhar. - 110x130
Inocência. - 50x60
Êxtase. - 70x90
Deni Vilela
Art is
today, as it has always been, according to Robert Storr, one of the forms by
which we become conscious of the totality of being. we need to look at art with all the senses, without
favoring one or another, and for this, experience is fundamental.
Art from Goiás is an interesting mirror of
Brazilian reality, privileged as we are due to our geographic location, which
permits us to see the whole better.
As our eyes
stare at this mirror, seeking to discover the mysteries behind its frame, we
perceive lines that little by little reveal Deni vilela, an artist from Jataí,
in the southeast of the state, who occupies space in the new generation of
artists.
Her art embraces figurative themes in paintings which touch the soul,
and makes us dance to the sound of her instrument players, with its sensual forms full of gentleness and
tenderness. Amaro Mar, Canção pelo Avesso, Grito Silenciado, Procura-se and
other such inspirations are titles that pay homage to poet, essayist and critic
Darcy França Denófrio, harmonizing messages
pictured on the canvas of the artist taken from various works of the well-known
poet from Goiânia.
In the
beginning she chose the butterfly as the theme by which she directed the
picturesque language, utilizing light traces in transparencies and flights of
fancy of her compositions. The necessity to renew her utopias through the
process of artistic development was the key concept that led to more elaborate
figurative paintings that shows us step by step a reality told in place of
recreating or transfiguring it. In this search she has achieved results
significantly refined.
Just as with
flights of butterflies, the artist is more and more free and expressive in her
new series. Restless, researching--she is one of those who uses in her work materials
that are curiously alternative, such as paint made from coffee powder, or
collagens from various strainers suggesting organic textures, besides the
charcoal and acrylic materials she puts her hand to in this way, her art
continues the journey of aesthetic maturation and development made excellent by
sensitivity.
When someone
loves a profession that pulsates in the blood, fruit of divine inspiration,
placed in the heart of one's being, and there, "the sweet melodies that
only the violin can make", play with happy, strong tones, it is as if we
hear the sounds of Brazilian reality in the human figures, and in these, the
call of the African race, that, at times,drinks from the rich fountain of
regional folklore.
Vânia
Ferro
Artista Plástica
Presidente da AGAV
( Associação Goiana
de artes Visuais )
Razão... -50x50
...Com Julgamento. -50x50
Arte de saber ignorar. -50x60
Arte de saber ignorar II. - 50x60.
Olá, Deni, seu trabalho é maravilhoso, puro sentimento. E 'Procura-se' - de Darcy França - complementa todo o sentimento de sua obra, verdadeira, até suplicante... Gostei imensamente de seu trabalho, parabéns.
ResponderExcluirMeu carinho à você.
Voltarei.